30 de nov. de 2008

Deus está morto, nós o matamos!

=D

Um colega do orkut mandou esta frase p\ mim... e dizia o seguinte:
.
Mercuryo:
"Deus está morto, nós o matamos." É familiar? ;) Não sei muito de filosofia mas se nao em engano a ideia não é exatamente ao pé da letra.
.
.

Quem escreveu esta frase foi Nietzsche em um texto sobre um cara que anda por um mercado com uma lanterna a procura de Deus. Dentro do contexto da época, a morte de Deus é um olhar de Nietzsche sobre a história, mostrando uma separção da teologia com o homem moderno que coloca a razão acima de todas as coisas. É interessante levar em conta que a crítica de Nietzsche não é a razão enquanto capacidade do homem, mas sim enquanto objeto de superioridade humana, isto é como se a razão fosse a chave para o desconhecido. Nesse sentido, a ciência moderna é tão dogmá¡tica quanto o cristianismo, na medida em que acredita que o mundo e os fenomenos carregam uma “verdade” inerente na qual o homem, vendo através da razão, passa a descobrir. Observando como Nietzsche é visto hoje em dia, não vejo muita diferença em algumas coisas que estão acontecendo. As pessoas gostam de olhar por cima, não leêm as entrelinhas e respondem coisas sem sentido a respeito de opiniões diferentes. Creio que o meu direito de não crer é totalmente louvável, a partir do momento que o decido.
Minha opinião é uma coisa que pertence a mim, e tenho o direito de ter qualquer uma q seja!Agradando ou não aos outros, não mandarei aniquilar aos santanistas por eles odiarem o Deus dos Cristãos, não mandarei aniquilar aos Hindus por eles cuidarem de ratos e venerarem vacas enquanto seus iguais morrem de fome!
E vendo toda biografia de Nietzsche percebo q foi um homem corajoso e genial mesmo todos o chamando de louco, adimiro pessoas assim, que tem coragem de expressar suas opiniões mesmo correndo o risco de não ser aceito, adimiro pois fala o que ninguem quer ouvir, fala o que é feio e repugnante! =D só isso...cansei!


=*

bjsmeliga

4 comentários:

O que falar? disse...

mas bah tchê!

ta fodaa teu blogui

bjus

Mercuryo disse...

=)
A idéia é essa e vc explicou muito bem!!
Eu completaria dizendo ainda q muita gente ve isso como uma critia ou um ataque a Deus e nao era bem isso q ele estava fazendo (ao menos foi a ideia que eu tive ao ler sobre isso e o super-homem) claro q com vc explicando, fica bem mais facil entender que lendo os artigos rs

Bjs

O que falar? disse...

Mas sim, todo ser uma tem uma opnião formada, por isso estudamos o homem em seu meio. Nietzsche, simplesmente quis dizer que o homem é livre...te amo filósofa do caraio!

Juliano Pereira disse...

Hi

vi o link na comu dos debates e resolvi postar...

Todo gênio é um incompreendido, e todo incompreendido é chamado de louco :D

Neste pensamento concordo com Nietzsche e vc por consequência.